quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Uma nova ciência

A ciência enquanto atividade humana que visa organizar e produzir conhecimento tem um potencial gigantesco no que diz respeito à modificação da realidade, quer econômica, social ou tecnológica. Dessa forma, o distanciamento das atividades científicas de setores diversos da sociedade é um mal que deve ser combatido evitando-se, por conseguinte, a elitização da ciência e seu isolamento na Academia e fazendo dela uma ferramenta de uso comum na construção de um país desenvolvido em todos os aspectos.
É errôneo pensar que ser cientista depende de um grau elevado de instrução ou de um laboratório de ponta que conte com auxílio das principais agência de fomento do país. Essa significação criada em torno da ciência e da figura do cientista (um ser humano de jaleco branco, superior, inteligente e que por vezes parece viver uma realidade diferente) tem relação com o distanciamento que existe entre a ciência ensinada na escola, a ciência da Academia e o fazer científico propriamente dito. Deve-se ter em mente, contudo, que a atitude científica é fruto da razão humana e, portanto, bem pertencente a todo e qualquer que se sinta interessado por ela.
Nesse sentido, faz-se necessária uma reaproximação entre a população e a ciência através de iniciativas que valorizem o ensino das ciências desde a educação básica, a partir do desenvolvimento do espírito investigativo e da consciência de si enquanto ser humano dotado de curiosidade e razão, um cientista por natureza. A academia deve se mostrar aberta a receber e acolher jovens pesquisadores que desejem fazer parte desse universo, se unindo a instituições de ensino em diversos níveis. Além disso, é fundamental a realização de atividades voltadas para a comunidade em geral e a facilitação do acesso à informação científica no intuito de familiarizar a população com os produtos e métodos dessa realidade. Só assim será garantido o futuro do Brasil já que o conhecimento é o ponto de partida para qualquer mudança que se intente fazer.

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