segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SÉRIE JOVENS CIENTISTAS [ENTREVISTA] Deise Carvalho

Foto: arquivo pessoal da entrevistada

Nome: Deise Carvalho

Instituição: Fundação Liberato/UFRGS

Idade: 20 anos

Cidade: São Leopoldo

Estado: Rio Grande do Sul







1. Como surgiu seu interesse por pesquisa científica?
Meu interesse surgiu no EM, quando entrei na Fundação liberato e ouvi falar a respeito da MOSTRATEC, visitei a feira e decidi que gostaria de participar também, logo dei jeito de fazer um projeto. Isso somou com o meu desejo de deixar uma contribuição para o mundo de alguma forma através de alguma descoberta.

2. Como foi a decisão de fazer pesquisa científica?
Foi imediata, porém muito difícil porque eu ainda não tinha ideia do que fazer e depois de ter a ideia foi muito difícil ter alguém que a apoiasse e quisesse orientar o projeto, devido ao fato de se tratar de algo complexo e que envolvia seres humanos.


3. Quais os temas das suas pesquisas? Onde foram desenvolvidas?
Todas as pesquisas que desenvolvi até hoje foram na área da saúde e a pesquisa que desenvolvo atualmente foi realizada no Inst. Butantan, na Fundação Liberato e na UFRGS (A universidade Feevale também cedeu seus laboratórios para a realização de algumas etapas).



4. Você já participou de feiras de ciências?
Sim, algumas. Dentre elas: MOSTRATEC, FEBRACE, INEPO, YSM, MILSET, entre outras.



5. Como essa experiência influenciou sua visão pessoal da ciência?
A feira de ciências me influenciou muito a enxergar que fazer ciência não é apenas estar dentro de um laboratório e que podem ser realizadas pesquisas belíssimas na área de humanas, por exemplo. Outra percepção que tive é que é bem grande o número de jovens que desejam transformar o ambiente em que vivem de alguma forma e fazem projetos (exibidos nas feiras) na tentativa de tentar alcançar isso.

6. Na sua opinião, quais os maiores obstáculos ao progresso da ciência no Brasil?
- Falta de incentivo financeiro;
- Falta de viabilidade e incentivo para pôr as ideias em prática;
- Falta de conhecimento sobre a pesquisa e metodologia científica.

7. Um conselho a um jovem, um cientista em potencial.
Pesquisar oportuniza a descoberta, o aprendizado e viabiliza a mudança. Sabemos que mudar o que quer que seja é um processo que exige trabalho, esforço, dedicação e foco, pois toda a mudança é regada de obstáculos, logo, se pesquisa é um caminho pra mudança, esses são os princípios fundamentais na realização de pesquisa e ciência. Sejam focados, descubram, estudem muito sobre o assunto com que querem trabalhar e acreditem no peixe que estão vendendo. Assim se geram as oportunidades que tornam possíveis as mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário